As empresas sabem da importância de estar presentes na internet hoje em dia, pois em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, estar ausente dos meios online significa menos chances de criar novas oportunidades de negócios. Portanto, ter um site administrado por meio de uma plataforma simples e fácil de usar como o WordPress é essencial.
No entanto, existem alguns indivíduos que ainda têm dúvidas sobre a relevância do site. Utilizamos outros canais online como e-mail, vídeos, podcasts e WhatsApp. Portanto, qual é a razão para usar o site em vez de esses outros tipos de mídia?
Criamos este guia completo para te ajudar a entender tudo o que você precisa saber para ter um site que faça a diferença para sua empresa. Abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é preciso para criar um site do zero
- Quais são os tipos de site
- CMS: como fazer a gestão dos conteúdos do seu site
- SEO: como fazer o seu site aparecer na internet
Vamos em frente?
O que é preciso para criar seu site do zero?
Comecemos esclarecendo os três requisitos para a criação de um site: objetivo, domínio e hospedagem.
Objetivo
Definir o objetivo é o primeiro passo crucial, mesmo que possa ser feito offline, antes de criar seu site como principal canal online. Você quer que um site traga resultados, não é verdade? Independentemente de ser sua identidade digital como proprietário ou representante de uma empresa, você quer que ele traga resultados.
Por causa disso, você deve identificar o objetivo que o site deve auxiliar você a atingir. Aumentar a receita? Fortalecer a reputação da marca? Como você pode aumentar sua autoridade digital? Você pode dar os próximos passos estabelecendo seu objetivo.
Domínio
A próxima etapa é o registro do domínio. A URL do seu site é o endereço que você digita na barra de endereços, precedido por HTTP ou HTTPS, para acessar o site.
O domínio deve transmitir a ideia central do seu modelo de negócios. Portanto, certifique-se de que ele use o nome da sua empresa e a extensão correspondente.
Embora os domínios .com e .com.br sejam os mais usados, podemos utilizar outros domínios para diferentes perfis. Por exemplo, os advogados podem usar o domínio adv.br, enquanto as universidades podem usar o domínio edu.br.
Hospedagem
A tela de um site contém uma variedade de elementos, incluindo textos, imagens, vídeos e arquivos, entre outros. Para exibir todos eles dessa maneira, é preciso armazená-los na Internet. Isso significa que você precisa contratar um servidor de hospedagem.
Depois de contratar, você instala o CMS escolhido entre as opções que apresentaremos neste artigo e, então, utiliza-o para adicionar seus conteúdos e artigos ao seu site.
Algumas soluções fornecem hospedagem e instalação do CMS ao mesmo tempo. Um exemplo é o Stage, um produto da Rock Content que permite a criação rápida de sites WordPress.
Quais são os tipos de site
Além disso, você precisa conhecer os tipos de sites existentes para escolher o mais adequado ao seu modelo de negócios. Assim, destacamos aqui os principais.
Site institucional
Um site institucional é a melhor opção se o objetivo de sua empresa for apresentar seus produtos e serviços na internet. Eles, no final das contas, funcionam como cartões de visita online, pois permitem que os visitantes conheçam mais a respeito do seu negócio.
Além disso, podemos fazer um site desse tipo mais facilmente e concluí-lo mais rapidamente do que um e-commerce, por exemplo. Em geral, um site institucional contém as seguintes seções:
- Quem somos: Aqui, você encontrará o histórico da empresa, sua missão, visão e valores;
- produtos ou serviços: Nesta seção, você encontrará a descrição dos produtos ou serviços oferecidos;
- Contato: para que o seu público possa te contatar, esta página deve conter um formulário de contato.
Site dinâmico
Este tipo é conhecido por unir várias seções em um único site; esses exemplos incluem tanto sites quanto blogs para que seu conteúdo esteja conectado entre si.
Um exemplo é uma empresa que vende camisas personalizadas e escreve um blog sobre as vantagens de personalizar uma camisa. O CTA deste artigo convida o leitor a conhecer os serviços da empresa.
Portanto, para aqueles que estão procurando aumentar seus resultados orgânicos na internet, o site dinâmico é uma das melhores opções.
Loja virtual / e-commerce
Este formato de site é o mais fácil de entender porque envolve a venda de produtos ou serviços via web.
Uma loja virtual precisa funcionar bem em desktop e dispositivos móveis para ter sucesso. A experiência de compra deve, no final das contas, funcionar bem em todos os tipos de dispositivos.
Além disso, precisamos garantir que o site carregue rapidamente e que as descrições dos produtos sejam claras, evitando dúvidas dos clientes.
Assim, para que os clientes não abandonem o carrinho, o checkout deve ser fácil de entender e oferecer várias opções de pagamento.
Podemos usar ferramentas como o WooCommerce para criar lojas virtuais em sites WordPress.
Site one-page
Sites de uma única página exibem todo o conteúdo em uma única tela, em vez de dividi-lo em seções no menu. Isso os torna ideais para quem busca informações rápidas, especialmente os jovens, acostumados à velocidade da internet.
Sites one-page geralmente têm uma boa resposta, aumentando a experiência do conteúdo. Isso ocorre apesar do formato não ter a vantagem de aplicar técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa em várias páginas, o que aumenta as chances de encontrar no Google.
Portal
Em comparação com sites anteriores, estes são os mais completos e variados. Sites de notícias como o G1 e buscadores como o Google coletam grandes quantidades de informações, por isso são considerados portais.
Para manter o modelo de negócios ativo e funcionando, a principal finalidade de reunir tanto conteúdo é continuar atingindo o público que o consome.
Por outro lado, para atender à demanda crescente de textos nos portais, é necessário contar com redatores internos ou externos, bem como um servidor dedicado capaz de suportar um grande número de acessos, para evitar que o site caia.
Hotsite
Utilizamos hotsites como ferramentas para promover campanhas de marketing sazonais e divulgar novos produtos ou serviços.
Uma característica única de um site hot é a possibilidade de se concentrar em um tema específico, o que torna o site mais objetivo e aumenta as chances de conversão. Como resultado, usamos frequentemente hotsites em campanhas de mídia paga para atrair tráfego qualificado e aumentar a probabilidade de novos negócios.
Landing Page
Por fim, temos as páginas de destino. Devido ao fato de que também se concentram em um tipo específico de oferta, eles parecem muito os hotsites. No entanto, podemos trabalhar nela de forma constante, e não apenas em épocas de lançamento ou sazonais.
Como resultado, esses materiais para fornecer e-books e outros materiais ricos com o objetivo de gerar leads.
CMS: como fazer a gestão dos conteúdos do seu site
Não importa o tipo de site que você escolher, ele deve exibir conteúdo armazenado no seu servidor, como você viu acima. Um CMS é necessário para organizá-los.
O termo “CMS” significa “sistema de gerenciamento de conteúdo”. Assim, você tem total controle sobre todas as páginas, blog posts, arquivos e outros componentes do seu site a partir dele.
O WordPress é um dos sistemas mais conhecidos porque tem um dashboard fácil de usar, permitindo que até mesmo empreendedores sem experiência em linguagens de programação como CSS ou HTML administrem as funções essenciais de seus sites.
WordPress
A seguir, são necessários alguns procedimentos manuais dentro do servidor para criar um site usando o WordPress.
Templates, plugins e widgets são os três componentes principais usados pelos sites WordPress para funcionar bem e produzir resultados. Vejamos cada um deles agora.
Templates
Um template, ou tema, é a base de qualquer site criado com o WordPress. Eles criam a aparência do site, que você pode personalizar, incluindo botões, cores, layout, fonte, etc.
Portanto, uma vez que o WordPress é instalado no seu site, o próximo passo é selecionar o template. Alguns temas da plataforma são gratuitos, mas outros são pagos. É uma boa ideia comprar um template premium que atenda às necessidades da sua empresa, dependendo do objetivo do seu site.
Plugins
Por falar em necessidades, os plugins desempenham funções essenciais para o seu site. Aqui estão alguns exemplos.
Instalar um plugin que possua essa função é suficiente se você quiser que o público conheça suas redes sociais. Por outro lado, se a ideia for gerar leads, plugins que disponibilizem formulários de contato podem aumentar as chances de conversão de visitantes em leads.
É importante ter em mente que instalar apenas plugins de alta confiança para evitar ataques de hackers que possam instalar malwares em seu site.
Widgets
Os widgets são essenciais para personalizar o seu site WordPress. Para começar, podemos ver o menu, onde todos os elementos podem ser adicionados e gerenciados a partir dos widgets.
Os widgets também controlam a sidebar do sie. Ter uma sidebar que atenda aos seus objetivos é importante se seu site recebe muitos acessos de desktop.
Na sidebar, você pode colocar links para os posts mais acessados, botões que convidam os clientes a baixar conteúdo valioso ou mesmo CTAs que os convidem a comprar produtos ou serviços. Isso pode ser feito se a oferta for simples, como comprar calçados, ou complexa, como pedir um consultor de vendas para falar sobre o produto.
SEO: como fazer o seu site aparecer na internet
O termo “SEO” significa “Otimização para Sistemas de Busca”. Assim, os conteúdos precisam ser amigáveis com o Google para aparecer nos primeiros resultados das páginas de busca, além de atrair o público-alvo.
Para atingir esses resultados, sua estratégia de marketing de conteúdo deve ser bem construída.
Como fazer uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
Ela é composta por dois passos: criação da persona e composição do funil de vendas. Veja como cada um é produzido.
Persona
Você pode usar uma persona, um personagem semi-fictício, para representar o cliente ideal que você deseja conquistar. Como resultado, todo o conteúdo que você cria no seu site deve ser baseado nele.
A definição do objetivo da pessoa e os desafios que ela enfrenta são os pontos mais importantes a serem considerados durante o processo de criação da persona.
Funil de vendas
Como mostra a trajetória que uma pessoa segue para comprar sua oferta, o funil de vendas também é chamado de “jornada de compra”. Assim, cada bem ou serviço possui um funil, que é dividido em três fases:
- topo do funil: durante esta fase inicial, a persona descobre que tem um problema;
- meio do funil: então ela começa a procurar soluções para o problema;
- fundo do funil: ela finalmente descobre quem tem o poder de resolver esse problema.
Em caso de você se perguntar como o funil se relaciona com seu site, basicamente os conteúdos de topo e meio do funil serão usados para atrair novos leitores para seu blog, enquanto os conteúdos de fundo do funil serão principalmente usados para apresentar seus produtos e serviços.
Planejamento de conteúdo para SEO
Você deve estar se perguntando como o SEO é feito agora que sabe o que é. Não se preocupe, pois esta é uma pergunta comum. Você deve seguir os passos a seguir para aplicá-lo em seu site.
Passo 1: escolha de palavras-chave
Palavras-chave são termos que as pessoas usam para fazer buscas no Google e outros motores de busca. Assim, as páginas do seu site devem conter uma palavra-chave no texto para que essas buscas as localizem.
Vejamos um exemplo. Um fornecedor de celulares deve criar uma página para o Samsung Galaxy S20. Esta será a palavra-chave principal da página que se concentra na venda desse produto.
Uma dica importante é evitar usar palavras-chave repetidamente para rankear a qualquer custo. Há muito tempo, isso funcionava, mas agora é considerado um ato de black hat, e o Google pode investigar seu site. Assim, faça a inserção naturalmente e em pontos importantes, como o primeiro parágrafo, o subtítulo e o último parágrafo.
Passo 2: criação do calendário editorial
A criação de um calendário editorial é essencial após a identificação das palavras-chave presentes em seu conteúdo, especialmente aquelas que serão usadas em seus blog posts.
Ele permite que você organize sua rotina de postagem indicando os dias em que o conteúdo será publicado.
Passo 3: etapas da produção de conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo, uma pergunta comum é como começar? Afinal, o objetivo desta estratégia é produzir conteúdo estratégico capaz de criar oportunidades de negócios, e não apenas conteúdo visual para seu site ou blog.
Como resultado, a produção é dividida em quatro fases: pauta, redação, revisão e publicação.
A pauta inclui informações sobre o escopo do conteúdo, como palavra-chave em foco, título, persona resumida, referências e links obrigatórios, entre outras informações necessárias para que os autores escrevam o texto corretamente.
O redator pode iniciar a produção após a criação da pauta. Na terceira etapa, um revisor revisa o artigo para ver se ele está de acordo com a pauta e se há erros gramaticais que precisam ser corrigidos.
Para que ele possa começar a gerar resultados, a quarta e última etapa é publicar o texto no site ou blog. E por falar disso…
Passo 4: acompanhamento de resultados
Ao fazer a publicação de seu conteúdo, você deve monitorar seu desempenho para verificar se ele está atingindo o desempenho esperado. Para isso, você precisará usar os dois recursos gratuitos do Google: o Google Search Console e o Google Analytics.
O Google Search Console pode exibir o desempenho de seu site em termos de rankeamento, incluindo quais palavras-chave seu site – e até mesmo cada uma de suas páginas – está rankeando, bem como posições na SERP, número de impressões, cliques e CTR.
O Google Analytics também mostra o desempenho do seu site e páginas para que você possa ver o número de visitas, as fontes de tráfego e as páginas mais acessadas, entre outras informações.
Assim, com os dados que essas duas ferramentas fornecem, você pode encontrar maneiras de melhorar o desempenho. Por exemplo, se um conteúdo importante estiver na quarta posição e atrair o maior número de acessos ao seu site, ele pode ser melhorado e promovido para subir para a primeira posição, aumentando assim os resultados.
Você pode garantir que o site está ajudando sua empresa a atingir os objetivos se seguir esses passos. Como mencionado no início deste post, ele é o seu principal canal de aquisição e, portanto, sua estratégia digital se concentra principalmente nele.
Para complementar, aqui estão alguns recursos adicionais que podem ser úteis:
- Temas do WordPress: https://themeforest.net/category/wordpress?term=wordpress
- Plugins do WordPress: https://wordpress.org/plugins/
- Tutoriais do WordPress: https://codex.wordpress.org/Main_Page