A sua ideia saindo do papel

Qual é a diferença entre um blog e um site? Saiba imediatamente!

Para iniciar o marketing digital, uma empresa deve criar um site ou blog – idealmente com o WordPress. No entanto, muitos empreendedores ficam confusos nessa época ao se perguntarem: qual é a diferença entre um blog e um site?

Esta pergunta é muito comum. Para resolver isso, escrevemos um artigo que explica as coisas que as distinguem, além de dar conselhos sobre como iniciar um site ou blog para seu negócio. Vamos continuar?

Qual é a diferença entre um site e blog?

Blog e site parecem muito os mesmos na primeira impressão. No entanto, existem diferenças estratégicas e estéticas entre eles.

Um site não apenas coleta informações sobre uma empresa, mas também oferece funcionalidades relacionadas ao negócio. Por exemplo, um site de negócios pode exibir informações sobre a empresa entre os seguintes itens do menu:

  • quem somos;
  • produto ou serviços;
  • missão, visão e valores;
  • contato.

Por outro lado, uma empresa que também opera na internet por meio de um e-commerce também coloca seus produtos em seu site, permitindo que os clientes comprem os produtos sem falar com um vendedor ou consultor.

O site funciona como um cartão virtual para a empresa, permitindo que as pessoas conheçam melhor a empresa e saiba quais são suas ofertas.

Por outro lado, um blog pode servir como uma alternativa: levar ao público conteúdo relacionado a um determinado nicho ou assunto (por exemplo, blogs corporativos). Como resultado, as empresas não costumam apenas exibir seus produtos ou serviços nas postagens; em vez disso, eles costumam abordar assuntos que interessam ao público e estão relacionados à sua área de atuação.

Por exemplo, uma agência de viagens que vende pacotes de turismo pode, em vez de falar sobre suas promoções, escrever sobre os melhores lugares para viajar, instruções para uma viagem em família (como emitir passaporte, preparar mala, etc.).

Além disso, isso torna evidente para as pessoas ao fazer pesquisas na Internet se eles caíram em um blog ou site devido à qualidade do conteúdo, que pode ser principalmente o topo ou meio de funil (para blogs) ou o fundo de funil (para sites).

Quais elementos compõem um site?

Um site é composto de elementos comuns para que as pessoas que o visitam possam se familiarizar e aprender mais sobre a empresa, como mencionamos anteriormente. Para que você também possa aplicar ao site da sua empresa, explicaremos a seguir os pontos comuns.

Quem somos

Nesta seção do site, você deve descrever a natureza da sua empresa. Além disso, é permitido que o leitor conheça a história do seu negócio. Afinal, pessoas compram de pessoas e não de empresas. O público pode ver o lado humano do negócio lendo a história do seu empreendimento.

Produtos ou serviços

Aqui, você deve especificar o que vende. Para que as pessoas que visitam seu site realmente entendam o que o seu negócio pode fazer por eles, é fundamental fornecer detalhes precisos.

É claro que as empresas que vendem produtos de fácil entendimento, como venda de imóveis, não precisam detalhar muito seus serviços. Por outro lado, organizações que fornecem, como outro exemplo, sistemas de automação de marketing devem ser transparentes, pois os clientes só procurarão consultores se realmente entenderem como a solução os ajudará.

Missão, visão e valores

Este é um componente crucial do site, mas muitas pessoas têm dificuldade em definir. Por isso, mostramos a ideia de cada um aqui.

  • Missão: Evidencia o propósito de existir da empresa. “Ajudar os pequenos negócios a terem resultados digitais”, por exemplo.
  • Visão: Trata-se de onde a empresa deseja chegar. “Ser a maior referência entre os pequenos negócios em relação aos resultados digitais”, por exemplo.
  • Valores: são os princípios ou crenças que regem a empresa. Por exemplo: “atender os clientes com transparência e foco nos objetivos deles”.

Contato

Por último, mas não menos importante, aqueles que passaram por todas as páginas acima podem querer entrar em contato com você. A seção de contato serve para isso.

Ela pode incluir um link para o seu endereço de e-mail para que ele possa enviar uma mensagem direta ou um formulário para que o visitante preencha e entre em contato com você.

Quais elementos compõem um blog?

Agora que você sabe o que é um site, é hora de descobrir o que é um blog.

Post

são os posts que você faz no blog. Cada artigo deve abordar um assunto específico que seja de interesse da sua persona, bem como possuir características que o farão relevante e visível no Google e outros sistemas de busca, como:

  • uso de palavra-chave em pontos estratégicos do texto;
  • escaneabilidade;
  • heading tags;
  • backlinks.

Lembre-se de que cada post de blog fornece ao público uma chance de conhecer seu negócio. Portanto, certifique-se de que todos estejam de acordo com essa estrutura.

Página

Blogposts também podem ter páginas que explicam o assunto para os visitantes ou mesmo oferecem conteúdo para download.

É interessante ter uma página chamada “sobre” para explicar isso se um visitante chegar ao seu blog e não saber que é um negócio.

Além disso, se você tiver materiais valiosos, como planilhas e e-books, que o público pode baixar em troca de lead, eles também devem ser organizados em uma única página.

Categorias

As categorias são criadas e especificam os assuntos dos blog posts. Por fim, um blog pode discutir uma variedade de tópicos dentro de um único campo. Por exemplo, os seguintes tópicos podem ser discutidos em um blog de empreendedorismo:

  • negócios;
  • marketing;
  • finanças;
  • vendas;
  • liderança.

É fundamental que as publicações do blog estejam classificadas por categorias, o que é fácil de fazer e blogs criados no WordPress, por exemplo, para melhorar a organização do blog e facilitar a navegação dos leitores.

CTAs

Se você já visitou outros blogs além deste, provavelmente já notou ofertas para baixar um e-book, assinar a newsletter ou mesmo entrar em contato com a empresa.

Essas são as chamadas para ação, também conhecidas como chamadas para ação ou CTA. As CTAs são essenciais para transformar os visitantes do blog em leads e, em seguida, em clientes, tendo em vista o objetivo do blog de atrair o público certo para oportunidades de negócios.

Como criar um site ou blog?

As empresas geralmente usam programadores para criar sites ou blogs dentro de uma plataforma como o WordPress, que é um dos CMS mais populares do mundo.

Agora que você sabe o que é um blog e um site, comece a criar o seu agora mesmo usando o WordPress.

Tags

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter

Artigos relacionados

Backlinks – O que são e por que são essenciais rankear no topo de Google

O que é XML e quais são as suas funcionalidades?