A sua ideia saindo do papel

O que é XML e quais são as suas funcionalidades?

Ao criar o site da sua empresa, você estabelece a identidade da sua empresa na Internet. As máquinas interpretam um conjunto de leitura, composto por layout, imagens, texto e outros componentes, para mostrar aos seus clientes o site tal como ele é. O XML faz parte desse conjunto.

Além disso, permaneça conosco até o final deste blog post para aprender sobre o que é o XML, quais são suas principais funções e como abrir esse tipo de arquivo.

O que é XML?

O termo Extensible Markup Language (XML) significa uma linguagem de marcação que estabelece um conjunto de padrões para codificação de documentos. Complicado? então vamos simplificar.

Linguagens de marcação são códigos que podem ser usados para ler dados ou textos criados por computadores ou pessoas. Esta linguagem fornece uma plataforma para criar linguagem personalizada e definir elementos de marcação.

Um arquivo XML é composto de “prolog” e “body”. Os metadados administrativos incluem declarações XML, instruções de processamento opcionais, declarações de tipo de documento e comentários na seção do “prolog”. Duas partes compõem a seção “body”: uma parte estrutural e outra com conteúdo (presente no texto simples).

Desenvolvedores usam esses códigos para uma variedade de serviços na web devido ao seu design focado na simplicidade, generalidade e usabilidade. Isso se deve ao fato de que existem APIs que facilitam o processamento de dados em XML, bem como sistemas projetados para ajudar na definição de linguagens baseadas em nele.

O que é HTML?

A linguagem de marcação para a construção de páginas da web é a Hypertext Markup Language (HTML). Assim, os comandos de marcação que são usados para conteúdo web se referem à sua estrutura e ao layout que será exibido no navegador.

Em outras palavras, os navegadores leem o documento com a marcação HTML e os elementos HTML inseridos nele. Isso o torna um arquivo de texto contendo as informações necessárias para publicação.

Por causa disso, criar um arquivo HTML usando o aplicativo Bloco de Notas do computador, por exemplo, é até mesmo uma realidade.

As instruções incorporadas são elementos que mostram como um documento é estruturado e apresentado no navegador. Esses elementos são compostos por tags dentro de um colchete angular com texto.

As tags geralmente vêm em um par: tag inicial e final. Por exemplo, As tags <strong> no começo e </strong> no final do texto, são utilizadas para deixá-lo assim em negrito.

E quais são as diferenças entre XML e HTML?

Para esclarecer as principais diferenças entre XML e HTML, listamos as seguintes diferenças:

  • XML é uma linguagem de marcação baseada em texto, com uma estrutura autoexplicativa, capaz de definir outras linguagens de marcação de maneira eficaz. Em contrapartida, o HTML é uma linguagem de marcação pré-estabelecida e possui capacidade restrita;
  • O XML fornece a estrutura lógica do documento, enquanto o HTML já vem pré-estabelecido, utilizando as tags “head” e “body”;
  • No que diz respeito à linguagem, o formato HTML é indiferente a letras maiúsculas e minúsculas. Por outro lado, o XML faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • Desenvolvedores desenvolveram o HTML com foco na apresentação dos dados. Por outro lado, o XML é específico para os dados;
  • XML não permite nenhum erro no código. Por outro lado, no HTML, podemos negligenciar pequenas falhas.
  • Utilizamos os espaços em branco no XML para uma finalidade particular, pois ele considera todos os caracteres. Em contrapartida, o HTML tem a capacidade de ignorar os espaços em branco;
  • Em XML, nós devemos fechar todas as tags, enquanto em HTML, uma tag aberta pode funcionar perfeitamente;
  • Devemos realizar o aninhamento em XML de maneira adequada, dada a sua importância para a sintaxe XML. Por outro lado, o HTML não se preocupa muito com essa questão.

Quais são as funcionalidades do XML?

A seguir, veja os principais atributos e benefícios do XML:

XML separa dados de HTML

Se você precisar mostrar dados dinâmicos no seu documento HTML, precisará de muito esforço para editá-lo sempre que as informações mudarem.

Com o XML, podemos guardar os dados em ficheiros separados. Assim, você pode focar no uso do HTML para apresentação e layout.

Através de algumas linhas de código JavaScript, podemos ler um arquivo XML externo e modificar o conteúdo dos dados da sua página da web.

XML simplifica o compartilhamento de dados

Sistemas de computador e bancos de dados possuem informações em formatos incompatíveis.

Os dados XML são guardados em formato de texto simples, proporcionando uma forma autônoma de guardar informações. Isso simplifica consideravelmente a geração de informações que podem ser compartilhadas entre diversos aplicativos.

XML simplifica a troca de dados

Um dos maiores obstáculos para os programadores é a troca de informações entre sistemas incompatíveis via internet.

A troca de dados em formato XML diminui consideravelmente essa complexidade, pois diversos aplicativos incompatíveis podem interpretar os dados.

XML simplifica a mudança de plataforma

A atualização para novos sistemas (plataformas de hardware ou software) sempre consome tempo. Precisamos converter grandes volumes de dados e, nesse processo, dados incompatíveis tendem a se perder.

Os dados XML são guardados como texto. Isso permite expandir ou atualizar para novos sistemas de informação, novos aplicativos ou novos navegadores, sem comprometer os dados já existentes.

XML aumenta a disponibilidade de dados

Vários aplicativos têm a capacidade de acessar seus dados, não só em páginas HTML, mas também em fontes de dados XML.

Através do XML, é possível disponibilizar seus dados para todos os tipos de “máquinas de leitura” (computadores portáteis, máquinas de voz, feeds de notícias, entre outros) e torna-los mais acessíveis para pessoas com deficiência visual ou com outras limitações.

Podemos usar o XML para criar novas linguagens de Internet.

Com o XML, desenvolvemos muitas novas linguagens de internet. Aqui estão algumas demonstrações:

  • XHTML;
  • WSDL;
  • WAP e WML;
  • RSS (usado em feeds de notícias);
  • RDF e OWL;
  • SMIL.

Como abrir os arquivos XML?

Apesar de existirem programas que leem esse tipo de arquivo, como o XML Explorer, aqui estão três maneiras para abrir arquivos XML no seu computador.

Com o bloco de notas

Para abrir os arquivos XML, abra o bloco de notas (no Windows) ou o editor de texto (no Mac), selecione “arquivo” e depois “abrir”.

A informação deve aparecer na parte superior.Versão do XML=”1.0″ e codificação=”UTF-8″?> indicando que o material está em formato XML.

Nós empregamos as tags para guardar partes de dados. Observe que algumas etiquetas podem estar entrelaçadas com outras, formando uma “arvore de etiquetas”. Por exemplo, para elaborar uma Heading Tag 2 em negrito, a estrutura seria <h2><strong>Nós inserimos o título aqui</strong></h2>.

Usando um navegador

Clique com o botão direito no arquivo XML armazenado no seu computador e selecione a opção “Abrir com”. Selecione o programa de navegação para abrir o arquivo.

Nesta situação, não é possível alterar o documento. Por outro lado, nós vemos ele de maneira mais nítida que no bloco de notas, pois o navegador utiliza diversas cores para apresentar o documento em formato de texto.

Pelo Excel

Como o Excel não é a ferramenta ideal para a leitura deste tipo de arquivo, primeiro deve-se abrir o Excel para depois abrir o documento XML.

Logo, clique em “arquivo” e em seguida em “abrir”. A primeira opção apresentada pelo Excel é abrir a mensagem como uma tabela XML. Confirme e você converterá o XML em tabela, com base nas tags do arquivo.

Agora que você já sabe o que é XML e como lê-los, aproveita e conheça também o nosso conteúdo sobre HTML e qual a sua funcionalidade.

Tags

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter

Artigos relacionados

Backlinks – O que são e por que são essenciais rankear no topo de Google

Como fazer meu site WordPress aparecer no Google?