A sua ideia saindo do papel

Como Instalar um Plugin no WordPress: Um Guia Passo a Passo

Um site deve cumprir os requisitos da estratégia digital se quiser aumentar os resultados do marketing de sua empresa. Como você construiu o site em WordPress, precisará saber como instalar um plugin.

Continue lendo este post para saber para que servem os plugins, como instalá-los e como usá-los no seu site.

Para que serve um plugin no WordPress?

Devemos projetar um site para atender às necessidades e objetivos de uma empresa. Por exemplo, se uma empresa vende um produto cujo processo de venda é consultivo, é essencial que seu site tenha CTAs que convidem os clientes a conversar com um consultor.

Por outro lado, aumentamos as chances de vender mais se conectarmos um blog corporativo a uma loja virtual com botões e pop-ups de compra.

Podemos executar esses e outros recursos por meio de plugins do WordPress. Considerando que a plataforma oferece mais de 50 mil plugins com uma variedade de funcionalidades, certamente existe um plugin que atenda às necessidades do seu site.

O melhor de tudo é que os plugins são fáceis de instalar e usar mesmo para pessoas sem experiência em programação.

Passo a passo de como instalar um plugin no WordPress

Acompanhe agora todas as etapas necessárias para instalar plugins no WordPress.

Dashboard

Para começar, você deve acessar o Dashboard do seu WordPress, que se localizado no lado esquerdo. Se seu site não tiver muitas funcionalidades instaladas, rapidamente verá a seção de “plugins”, que geralmente fica abaixo de “aparência”.

Plugins

Esta seção do seu painel é dedicada à localização e instalação de novos plugins e à gestão daqueles que já foram instalados, como faremos agora.

Plugins instalados

Você pode ver quais plugins foram instalados no seu site nesta seção. Considere que alguns podem ter sido selecionados por você e sua equipe – caso você não seja o único responsável pelo WordPress – e outros podem ter sido adicionados por causa do template que você adquiriu.

Além disso, tenha em mente que para que os plugins instalados funcionem corretamente, eles precisam estar ativos. Por exemplo, se o plugin de Google Analytics estiver instalado, mas não estiver ativado, ele não rastreará as visitas.

Adicionar novo

Aqui, você pode encontrar e instalar plugins do WordPress em todo o sistema. É aconselhável incluir as palavras-chave de funcionalidade que você quer que seu site tenha. Por exemplo, adicionamos “SEO”.

Como você pode ver, os primeiros resultados correspondem ao Yoast SEO, o plugin de busca orgânica mais popular.

Os primeiros resultados mostrarão os plugins do WordPress com maior popularidade e downloads, assim como outros motores de busca.

Editor de plugin

Esta seção é destinada apenas a desenvolvedores, pois requer habilidades de programação em situações de emergência, pois permite alterar os plugins para que tenham funções diferentes de seu formato original.

Por exemplo, suponhamos que você tenha instalado um plugin que permite que os usuários do seu blog compartilhem seus posts nas redes sociais. Embora não inclua o Telegram, o plugin inclui botões de compartilhamento no Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn e WhatsApp.

Talvez seja possível usar o editor para integrar o Telegram se o canal for relacionado ao seu negócio. No entanto, insistimos que você deve contar com a ajuda de um desenvolvedor para esses casos.

Guia prático de uso de plugins de WordPress

Agora discutiremos as considerações que você deve ter em mente ao instalar plugins no WordPress para que você possa realizar tarefas de forma eficaz e evitar problemas que possam prejudicar seu site.

Liste as suas necessidades primeiro

Considere quais plugins são necessários para o seu site antes de instalar qualquer plugin.

Como exemplos: Se você precisar gerar Leads, precisará  de um plugin de formulário . Um plugin também pode funcionar se sua intenção for usar pop-ups para atrair clientes para sua página de vendas. E por fim, caso necessite fazer um  redirecionamento 301 de determinadas páginas e posts, existem plugins projetados especificamente para realizar essa função. 

Evite instalar muitos plugins

Para evitar cometer o erro de instalar uma infinidade de plugins, mesmo que você não precise de todos eles, é imperativo que você liste todas as suas necessidades primeiro.

Além de não ser necessário, um site com mais plugins pode ficar mais lento. Portanto, instale apenas o que precisa para que o seu site atinja os objetivos de sua empresa. Por causa de um plugin, seu site poderá estar entre os 53% de usuários que abandonam o site quando demora mais de 3 segundos para carregar, portando, não permita que o seu site entre nessa estatística. 

Cuidado com plugins que não sejam confiáveis

Algumas pessoas optam por procurar alguns plugins em outras fontes, como fóruns e sites, porque alguns podem não estar na listagem do WordPress. No entanto, eles acabam encontrando plugins de origem duvidosa.

Você deve evitar instalar plugins caso não saiba de onde vêm ou se são confiáveis. Uma pessoa mal-intencionada pode usar plugins para invadir seu site e coletar dados.

Como resultado, é preferível que o seu site abandone uma função específica do que ser vulnerável a ataques cibernéticos.

Confira a pontuação e atualização de cada plugin

O posicionamento dos plugins no buscador do WordPress também deve ser considerado. O plugin é mais satisfatório com uma pontuação maior, especialmente se muitos o avaliaram.

Além disso, verifique a data da atualização mais recente do plugin. Se for novo, indica que o desenvolvedor continua trabalhando para otimizá-lo. Por outro lado, se a atualização for de dois anos atrás, o plugin pode estar defasado e, portanto, não valerá a pena instalá-lo.

Além disso, agora que você sabe como instalar um plugin no WordPress, gostaria de saber quais plugins são os melhores e que podem aumentar os resultados de sua estratégia digital e site? Basta ler o artigo que escrevemos sobre isso.

Tags

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter

Artigos relacionados

Backlinks – O que são e por que são essenciais rankear no topo de Google

O que é XML e quais são as suas funcionalidades?