A sua ideia saindo do papel

Como fazer meu site WordPress aparecer no Google?

Os proprietários de empresas estão cientes da relevância de ter um site nos resultados de pesquisa na internet e também do uso do WordPress, mesmo que alguns encontrem dificuldades para administrá-los e acabem se questionando: “como posso fazer meu site WordPress aparecer no Google?

A realidade é que o Google considera mais de 200 fatores para classificar um site. Para que você entenda quais são cruciais, selecionamos os passos fundamentais que o guiarão até lá. Continue lendo para descobrir.

Por que é importante que o site seja WordPress?

Antes de discutirmos como garantir visibilidade a um site nos resultados do Google, vamos nos concentrar no WordPress.

Também chamado de WP, ele é um CMS desenvolvido para desenvolvedores e empreendedores que não têm habilidades de programação. Afinal, além do seu painel de controle ser bastante intuitivo, ele também permite que executemos tarefas que, anteriormente, deveríamos confiar a um programador.

Ex.: atualização do sistema. Ao invés de confiar essa tarefa a um programador que pode demorar mais do que o previsto e ainda cobrar por esse update, o WordPress realiza essa tarefa de forma automática e ainda notifica por e-mail quando ocorre uma atualização.

Outro exemplo: publicar ou alterar um conteúdo é uma tarefa simples de realizar. Basta clicar em “novo” (ou “editar” se for uma página ou post já existente), adicionar texto, imagens, vídeos e outros tipos de mídia, se necessário, e clicar em “publicar”.

Portanto, é aconselhável que os empresários optem pelo WordPress devido à sua facilidade de uso e também pela utilização de ferramentas (como plugins e widgets) que auxiliam na otimização do site nos resultados de pesquisa do Google.

Ok, e como fazer meu site WordPress aparecer no Google?

Agora que compreendeu o valor de um site e a criação através do WordPress, apresentamos aqui os oito passos que você precisa seguir para que ele seja indexado pelo Google.

1) Crie a sua persona

A persona é uma figura semi-fictício que simboliza o seu cliente ideal. Embora seja necessário satisfazer o algoritmo para ganhar visibilidade, devemos criar conteúdos para pessoas, portanto, é crucial definir a persona antes de iniciar a criação do conteúdo.

2) Defina a jornada da sua persona

A jornada representa o caminho que o indivíduo percorre para alcançar a sua proposta. O funil de vendas ilustra a trajetória de um produto ou serviço.

Depois de estabelecido, é possível criar conteúdos com base nos três estágios do funil, que são:

  • topo: quando a persona descobre ter um problema;
  • meio: aqui, a persona busca formas de resolver esse problema;
  • fundo: neste estágio, a persona encontra a solução que pode sanar o problema que ela tem.

3) Escolha a palavra-chave em foco

As palavras-chave são as expressões que os usuários digitam no Google para efetuar uma pesquisa. Portanto, elas precisam estar integradas ao conteúdo, mas em locais estratégicos, como:

  • título;
  • primeiro parágrafo;
  • subtítulo;
  • último parágrafo.

Preste atenção ao uso excessivo da palavra-chave, pois isso pode ser considerado uma prática de Black Hat que pode resultar em punição do Google ao invés de aparecer nos resultados de pesquisa.

4) Use heading tags

As heading tags servem para estabelecer uma estrutura hierárquica no seu texto através dos subtítulos. Conforme avançam no nível hierárquico, suas posições passam de H2 para H3, H4, e assim sucessivamente.

Observemos este texto como exemplo. O subtítulo “Ok, mas como posso promover meu site WordPress no Google?” está em H2, ao passo que os oito passos que lhe são pertinentes estão em H3.

As heading tags não só tornam o conteúdo mais organizado para a leitura, mas também para o algoritmo do Google, que consegue compreender bem a sua estrutura e, consequentemente, classificá-lo.

É crucial: o H1 é sempre inserido no título.

Os links que são colocados dentro de um conteúdo são conhecidos como backlinks. É aconselhável que você utilize tanto os links on-page (que redirecionam para outras páginas do seu site) quanto os off-page (que redirecionam para outros sites pertinentes ao texto).

Também é importante buscar parceiros que possam divulgar links para o seu site, de preferência através de artigos convidados. O Google considera isso positivo, pois entende que, se outros sites apontam para o seu, isso indica que ele é pertinente e merece maior destaque.

6) Use escaneabilidade no texto

Você se lembra daqueles blocos de texto de um único parágrafo, também chamados de “textões”? Eles são bastante complexos de ler, não é mesmo? Portanto, o seu conteúdo deve ser escaneável.

Isso implica que, de acordo com as melhores práticas de redação para a web, ele deve ser formado por parágrafos breves, juntamente com outros elementos que facilitem a leitura, tais como:

  • subtítulos a cada 300 palavras;
  • bullet points (tal como neste exemplo);
  • imagens e elementos não verbais.

7) Promova o seu site

O site é a principal ferramenta de Marketing Digital e todos os outros canais devem ser complementares a ele. Portanto, utilize os meios ao seu alcance para divulgá-lo: blog, e-mail, redes sociais, anúncios em mídia paga, entre outros. O Google detecta que as visitas ao site provêm de vários canais, e isso também é considerado na classificação.

8) Tenha o Yoast instalado no seu WordPress

O Yoast é um dos complementos indispensáveis no seu WordPress. No final das contas, ele indica como aprimorar seus conteúdos para aumentar suas chances de classificação.

Portanto, estas oito etapas esclarecem a questão principal deste artigo: “como posso fazer meu site WordPress aparecer no Google?” Assim como o Yoast, o CMS possui outros plugins que podem melhorar ainda mais a sua performance. Para saber quais são aqueles que mais recomendamos, leia este artigo sobre Plug-ins essenciais para iniciantes no WordPress.

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