A sua ideia saindo do papel

Backup WordPress: A Importância de Proteger Seu Site

Imagine todo o seu trabalho duro construindo um site incrível, cheio de conteúdo relevante e atraindo cada vez mais visitantes. De repente, um problema técnico, um ataque hacker ou até mesmo um erro humano apagam todos os seus dados! É um pesadelo, não é? Mas não precisa ser. A solução para essa dor de cabeça é simples: fazer backup regularmente.

O que é um backup WordPress?

Um backup do WordPress garante que você não perca as informações do seu site ou blog, como postagens, fotos, links e comentários, em caso de problemas.

Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo arquivos corrompidos e exclusão do próprio banco de dados. Se isso acontecer, o motivo é o backup, que permite restaurar as informações e restaurar tudo como era antes.

Portanto, entre as muitas coisas que você precisa saber antes de criar um blog está o backup do WordPress e as ferramentas que podem ajudá-lo a fazer isso.

Nos tópicos a seguir, explicaremos como se faz para realizar essa tarefa com sucesso.

Quais plugins você deve usar para fazer backup do WordPress?

Existem ferramentas que tornam ainda mais fácil automatizar o processo de backup, independentemente de você criar seu site ou blog diretamente no WordPress ou via Stage. São os chmados plugins.

Conheça algumas opções nos tópicos que estão vindo a seguir!

BackUpWordPress

O BackUpWordPress é um plugin que possui programação automática e é uma opção bastante completa. O agendamento de horários diferentes para a criação de cópias de bancos de dados e arquivos é uma das funcionalidades que ele oferece.

Vale ressaltar que a versão gratuita não permite backups na nuvem.

Isso significa que você precisará comprar uma extensão premium se quiser enviar arquivos para o Dropbox o Google Drive por exemplo.

Duplicator

O Duplicator também pode fazer muitas coisas, como transferir, mover e duplicar arquivos.

Assim, essa é a ferramenta certa se você precisar mudar a localização do seu site. Além disso, ele mantém o material em segurança.

WP-DB-Backup

O WP-DB-Backup é um plugin de backup muito popular para o WordPress. No entanto, essa ferramenta só permite copiar o banco de dados, obrigando-nos a fazer o backup de mídia manualmente.

Como resultado, quando você fizer um backup de imagens, vídeos e fotos, não se esqueça de fazer uma cópia de segurança deles.

Como resultado, ele é a ferramenta perfeita para aqueles que não atualizam seu blog com muita frequência ou não colocam imagens em suas publicações.

Além disso, você pode programar backups automáticos e restaurar as cópias salvas com ele.

UpdraftPlus

Além dos backups, o UpdraftPlus permite a restauração das cópias criadas. Isso é gratuito, rápido, fácil e feito automaticamente ou manualmente, e você também pode armazenar seus arquivos na nuvem.

Como você está vendo, além do WordPress, você pode usar outros recursos para melhorar os resultados do seu site.

Entre eles estão os plugins mencionados anteriormente, bem como outras soluções destinadas a proteger os usuários e as páginas web.

Se você está procurando aprender a fazer um site, considere também esses tópicos que ajudarão na gestão, facilitarão a rotina e ajudarão a obter resultados cada vez melhores.

Isso sem mencionar a capacidade de automatizar tarefas de rotina como backup, o que economiza dinheiro.

Como posso restaurar o meu WordPress?

Você pode contar com a ajuda de ferramentas que fazem todo o trabalho de forma automática, tornando o processo ainda mais simples e rápido. No entanto, criar um backup manual do WordPress também é possível se você desejar.

Para isso, faça o seguinte:

  • Se sua hospedagem oferecer essa opção, entre no cPanel dela e faça login;
  • Selecione “Arquivos”;
  • Escolha a opção “Gerenciador de arquivos” no menu;
  • Selecione a pasta “public_html” com o botão direito do mouse;
  • Selecione “Compress”;
  • Escolha “Arquivamento Zip”;
  • Selecione a opção “Compress Files”.


Após isso, aguarde a conclusão do backup, que pode demorar um pouco. Lembre- se de verificar a criação do arquivo ‘public_html.zip’, pois ele contém todos os arquivos.

Caso tenha quaisquer dúvidas a respeito do processo, entre em contato com o suporte para obter informações sobre o procedimento correto.

Backup de pastas e arquivos

Ainda que os arquivos e pastas do WordPress não sejam tão importantes quanto os bancos de dados, você também deve fazer backups regulares deles.

Se você não copiar imagens, áudios e vídeos, poderá perdê-los para sempre.

Para fazer o backup de pastas e arquivos, você precisa entrar em sua conta de hospedagem e seguir os seguintes passos:

  • baixar e salvar todo o conteúdo do site em uma pasta no computador ou na nuvem; que é a opção é mais segura. Isso é feito usando File Transfer Protocol;
  • utilizar programas gratuitos como EaseUS ou SyncBack para automatizar o backup;
  • baixar tudo no diretório de instalação do CMS, tendo em mente que o primeiro backup deve incluir todos os arquivos e pastas. Além disso, isso se aplica aos arquivos que podem ser encontrados na pasta raiz da instalação.

Você só pode salvar as pastas e os arquivos que foram alterados para as próximas rotinas de backup, da segunda em diante. Por segurança adicional, recomendamos as pastas:

  • wp-content/themes;
  • wp-content/uploads;
  • wp-content/plugins.

A pasta uploads contém os seus arquivos de imagens, vídeos e áudios.

Além disso, você pode fazer o download apenas dos arquivos que foram alterados ou criados na pasta “wp-content/uploads”. Você verá que o CMS os classifica por data.

Certifique-se de que tudo o que você precisa foi enviado para a cópia de segurança. A fim de lidar com qualquer problema com o site, isso é essencial para garantir que todos os dados necessários realmente estejam seguros.

Exportação do backup do banco de dados

Para salvar o arquivo criado no tópico anterior, você deve voltar ao cPanel e seguir os seguintes passos:

  • escolha “Banco de dados”;
  • Clique no botão “phpMyAdmin”;
  • Selecione a opção “Exportar”;
  • Você deve selecionar a opção “Rápido — exibe o mínimo de opções”.
  • escolha o formato “SQL”;
  • Clique em “Executar”.

A seguir, o download automático de um arquivo com extensão SQL é iniciado. Todos os dados do banco de dados do seu blog estão nele, e você pode usá-lo para restaurar tudo depois.

Como restaurar os arquivos de backup para WordPress?

Você pode restaurar os arquivos de backup do WordPress e restaurar todas as informações caso seja necessário. No caso de se tratar de um banco de dados MySQL, as etapas a seguir são necessárias.

Veja isso:

  • Entre no phpMyAdmin;
  • escolha “Banco de dados”;
  • Escolha o banco de dados para importar os arquivos; pode exibir uma lista de tabelas dentro do banco ou informações inexistentes. A configuração determina tudo;
  • Na parte superior da tela, selecione a aba “Importar”;
  • Vá ao menu “Procurar” na tela subsequente;
  • escolha “Browse”;
  • encontre o arquivo de backup no dispositivo;
  • Dentro do menu “Formato”, verifique se SQL está selecionado;
  • Clique no botão “Ir”.

É provável que a operação leve algum tempo. Você verá uma tela confirmando que o procedimento foi finalizado.

Fazer backup de arquivos do WordPress é uma tarefa um pouco burocrática e pode levar alguns minutos. Por outro lado, ela é essencial para garantir que os dados estão seguros e que podem ser recuperados caso o banco de dados tenha um problema.

Que tal aprender mais sobre o WordPress? Clique aqui para obter o nosso guia completo de pluings essenciais de WordPress!!

Tags

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter

Artigos relacionados

Backlinks – O que são e por que são essenciais rankear no topo de Google

O que é XML e quais são as suas funcionalidades?